F1: Melhores imagens da festa de Ricciardo e da Red Bull na China

"Definitivamente não consigo ganhar corridas chatas!", dizia o Daniel Ricciardo, com o seu enorme sorriso. E como estava a ser aborrecido o G.P. da China na sua fase inicial… De repente, tudo virou e tornou-se uma corrida emotiva, cheia de peripécias e uma equipa a subir a um patamar acima de todas as outras. "Não é fácil lembrarmo-nos que a F1 é um desporto de equipa", comentava Christian Horner, director de Red Bull.

Este fim-de-semana foi, porque foi um esforço conjunto que fez com que Daniel Ricciardo passasse de "condenado" no final do terceiro treino livre a grande vencedor da corrida de hoje! Uma troca de motor em apenas duas horas salvaram o australiano de arrancar do final da grelha. Duas trocas duplas de pneus (os dois carros na mesma volta) e uma chamada decisiva aproveitando a entrada do "safety car" – a única equipa que o fez – viraram tudo a seu favor. E o australiano correspondeu com uma pilotagem de excelência para chegar à sua sexta vitória!

No arranque Vettel não facilitou em nada, nem mesmo a vida ao companheiro de equipa que apertou ao ponto de o fazer perder o 2.º lugar para Bottas. Não seria o que a Ferrari queria pois, assim, a corrida ficava relançada, em vez de ter uma dupla de carros vermelhos, com um a permitir que o outro fugisse tranquilamente. Verstappen saía como um "torpedo" e trepava ao 3.º lugar, começando bem uma prova em que… faria lembrar o outro "torpedo-boy", um tal de Kvyat que já não anda na F1!

O alemão abriu um bom espaço para o Mercedes e parecia controlar uma corrida aparentemente "chocha", com um início pouco interessante, sem quaisquer lutas. De repente, uma série de eventos virou tudo do avesso e transformou um chato G.P. da China numa corrida louca e emotiva! Primeiro a Mercedes atacou nas "boxes", trocando os pneus macios por médios, aproveitando a melhor aderência das borrachas novas para colocar Bottas na liderança e Hamilton à frente de Raikkonen, aproveitando um certo "adormecimento" estratégico da Ferrari.

A Scuderia sacrificou o finlandês para travar Bottas, permitindo que Vettel se voltasse a colar ao Mercedes e parecia que tudo se iria decidir entre estes dois, com Raikkonen a cair muitos lugares quando a sua ajuda deixou de ser necessário. E ninguém dava muito pelos Red Bull, cuja equipa de mecânicos já mostrara a excelência do trabalho ao trocar pneus aos dois carros na mesma volta.

Até os dois Toro Rosso baterem um no outro (culpa de Gasly), deixando a pista cheia de detritos e obrigando à entrada do "safety car". Foi aqui que a Red Bull ganhou a corrida chamando os dois carros, "in extremis", à "box" para lhes montar pneus macios novos. Bottas e Vettel já tinham passado a entrada das "boxes" quando o "safety car" foi activado, mas Ferrari e Mercedes nada fizeram com Raikkonen e Hamilton…

Com os novos pneus, os Red Bull "ganharam asas" e, com o pelotão compacto, ainda assistiram a um inteligente recomeço de Bottas que surpreendeu Vettel, mas depois foi a vez de Ricciardo começar a brilhar, em contraste com Verstappen que não consegue controlar a sofreguidão… O holandês teve de sair de pista para não acertar em Hamilton e, mais tarde, acertou mesmo em Vettel, recebendo 10 s de penalização mas, acima de tudo, interferindo na luta do título, roubando pontos ao alemão na sua "guerra" com Hamilton!

Com muito mais aderência e tracção nos pneus frescos, Ricciardo entregou-se ao que parece saber fazer melhor que todos os outros no pelotão: travar tarde, controlar o carro no que parecem ser os pós-limites e… missão cumprida! E é este piloto que está livre no final deste ano… De 6.º a 1.º precisou de poucas voltas, aproveitando primeiro o erro do colega de equipa para o passar e, depois, "devorou" os pilotos que estavam à sua frente com pneus médios e já com algum desgaste.

Bottas acaba por sair de Xangai com o sabor mais amargo porque tinha feito tudo na perfeição para comemorar o seu 100.º Grande Prémio com uma vitória. E a Mercedes já viu os seus dois rivais a vencer e continua sem ganhar, ao fim de três corridas… Raikkonen viu o seu sacrifício compensado com a sorte do "safety car" acabar por jogar a seu favor, levando-o ao pódio, à frente de um Hamilton que tem muito em que pensar: fim-de-semana apagado, batido de forma clara por Bottas, muito longe do piloto que sempre conhecemos como candidato ao título…

Excelente 5.º lugar para Nico Hulkenberg, promovido graças aos 10 s de penalização a Verstappen que caiu para 6.º, apenas dois décimos à frente de Fernando Alonso (McLaren) que, com o seu "instinto assassino", ainda passou um pouco "à bruta" um Vettel em grandes dificuldades com os pneus, depois do pião causado pelo holandês da Red Bull. E assim lhe roubou mais dois pontos, reduzindo-lhe a liderança do Mundial a 11 pontos sobre Hamilton (54 contra 45) e a 14 sobre Bottas (40). Dentro de duas semanas haverá mais, com o G.P. do Azerbaijão (este ano mais cedo no calendário) que costuma proporcionar boas e agitadas corridas!

Em destaque